Test
O melasma é uma uma disfunção geneticamente determinada na pigmentação da pele resultante da hiperatividade dos melanócitos, células que produzem a melanina. Sua principal característica é a formação de manchas acastanhadas de aspecto por vezes rendilhado, localizadas preferencialmente na face.
A principal causa da piora do melasma é a exposição à luz, principalmente à luz solar. Existem ainda outros fatores que podem exacerbar ou funcionar como gatilho do quadro, como a gravidez e algumas terapias hormonais à base de estrogênio.
TRATAMENTO
O melasma por ser uma condição genética não tem cura, mas possui controle terapêutico, com melhoras significativas no aspecto geral da pele. O tratamento demanda uma conversa franca e direta com o paciente para que o mesmo compreenda a necessidade de estar SEMPRE tratando a referida condição.
Para clarear e estabilizar a hiperpigmentação tenha recidiva, o mais indicado é combinar medicamentos tópicos e orais prescritos pelo dermatologista à fotoproteção intensiva realizada pelo paciente.
No tratamento podemos ainda associar, com indicações bem precisas, procedimentos como intradermoterapia, peelings e lasers.