Test
A psoríase é uma doença inflamatória e não contagiosa que provoca lesões descamativas, sobretudo em áreas como cotovelos, couro cabeludo e joelhos. Normalmente, se manifesta como placas: áreas redondas avermelhadas e elevadas, cobertas por escamas esbranquiçadas.
Ainda não se sabe exatamente qual a sua causa, mas provavelmente é multifatorial, com padrões genéticos e imunológicos associados. Além disso, alguns gatilhos desencadeiam ou agravam crises, como estresse intenso, infecções, banhos longos e muito quentes, uso de certas medicações e o tempo frio.
TRATAMENTO
O tratamento é realizado de acordo com a intensidade das lesões e com o local acometido. Pode variar desde pomadas de uso tópico nos casos mais leves até terapias sistêmicas, com o uso de medicamentos orais, imunossupressores e medicações biológicas injetáveis e fototerapia.
Ao contrário da imensa maioria das doenças de pele, na psoríase o banho de sol é indicado, mas deve ser realizado sob orientação médica e de forma controlada. Deve-se minimizar o risco de queimaduras, respeitando sempre o limite de tempo e o horário passado pelo dermatologista.