Test
A Toxina Botulínica tipo A é produzida a partir de uma bactéria anaeróbia chamada Clostridium botulinum. A substância atua sobre o sistema nervoso periférico, inibindo a ação do neurotransmissor que ativa a contração do músculo no local de aplicação. Assim, há um relaxamento do tecido muscular. Atua também inibindo a ativação de glândulas sudoríparas pelo sistema nervoso periférico o que gera uma interrupção da produção de suor por estas estruturas.
Apesar de ter ganhado fama nos tratamentos estéticos, a Toxina Botulínica tipo A é usada há anos para tratar as mais diversas patologias.
PARA QUEM É INDICADO?
Para fins estéticos, a aplicação da Toxina Botulínica é indicada para prevenir e tratar as rugas dinâmicas, aquelas causadas pela mímica facial, e impedir a progressão dessas marcas para rugas fixas ou estáticas.
Não há idade ideal para começar a se submeter ao tratamento, o essencial é haver bom senso, tanto do dermatologista quanto da paciente. No geral, indicamos que a aplicação seja realizada antes que as rugas estáticas apareçam, por volta dos 25 anos, o que impede a formação precoce dos sinais do tempo.
O uso da substância também é indicado para tratar a hiperidrose (excesso de suor) em áreas localizadas como as axilas e as mãos.
No caso das rugas a duração do efeito varia de 3 a 6 meses, já na hiperidrose de 6 a 9 meses.