Test
A dermatite de contato é uma reação inflamatória aguda desencadeada pelo contato da pele com componentes irritantes ou alergênicos.
A dermatite irritativa é a mais comum e, em geral, resulta da ação de produtos ácidos ou alcalinos em contato com a pele. Ela pode ocorrer já no primeiro contato com o agente causador, mas na maioria dos casos se relaciona a exposições repetidas e continuadas.
Já a dermatite alérgica é desencadeada por uma reação imunológica de hipersensibilidade do organismo, ou seja, é como se o sistema de defesa do organismo “cismasse” com substância que entrou em contato com a pele. Para que isso ocorra deve acontecer um processo de exposição prévia ao agente que leva à sensibilização do sistema de defesa.
Independentemente da causa ou do tipo, as manifestações clínicas das formas agudas são a formação de vesículas (micro bolhas), vermelhidão e coceira. Nas formas crônicas, a pele vai se tornando grossa e áspera, às vezes com a formação de fissuras e rachaduras que podem se associar a ardência e dor local.
TRATAMENTO
Para cuidar da dermatite irritativa ou alérgica, o principal é evitar o contato com o agente que desencadeia a crise. Eliminada a substância, a lesão costuma desaparecer.
O tratamento geralmente inclui compressas frias, medicamentos tópicos à base de corticoide e imunomoduladores.