Test
A queda de cabelo faz parte do ciclo de vida natural dos fios, mas o aumento nessa perda habitual diária merece atenção e precisa ser investigado. O quadro pode estar relacionado ao eflúvio telógeno, condição que promove uma mudança temporária do ciclo capilar e pode ser desencadeada por diversos fatores, como estresse intenso, déficit nutricional, doenças autoimunes, disfunções metabólicas, inflamações do couro cabeludo, medicamentos, entre outros.
O eflúvio telógeno se inicia em torno de 90 dias após o evento que o desencadeou, podendo durar até cerca de 06 meses. Apesar deste ser um problema temporário e reversível, é importante procurar um dermatologista para ter certeza do diagnóstico e, se for o caso, iniciar o quanto antes o tratamento mais adequado.
Outro fator que pode estar relacionado à queda de cabelos é a calvície ou tambem chamada alopécia androgenética. Nesses casos, o aumento da queda diária de fios pode estar relacionada ao encurtamento progressivo do ciclo de vida dos fios nessa condição. A calvície é uma doença genética influenciada por fatores hormonais, que leva à atrofia dos folículos capilares e diminuição da duração do ciclo de crescimento dos cabelos. Com isso, os fios entram em um processo de miniaturização (afinamento progressivo), até pararem de nascer.
TRATAMENTO
O tratamento da queda capilar depende do diagnóstico. Este é realizado imensa maioria das vezes pela tricoscopia digital e em casos específicos pela realização de biópsia do couro cabeludo.
Há várias opções terapêuticas disponíveis, como o uso de medicamentos tópicos, orais e certos procedimentos dermatológicos indicados para estimular o crescimento dos fios, como o MMP® Capilar e as terapias a laser e LED.