Test
Vitiligo é uma doença caracterizada pela destruição de melanócitos, células responsáveis pela fabricação de melanina, pigmento que dá cor à pele. Graças a este processo surgem as manchas brancas características do quadro. Esses locais se tornam extremamente sensíveis a queimaduras solares, pois perdem a função protetora da melanina.
Não se conhece ainda todos os fatores que levam à doença. Pelo que já se sabe, a teoria mais aceita atualmente é de que uma tendência genética hereditária promove uma predisposição no sistema imunológico do indivíduo, fazendo com que ele passe a não reconhecer os melanócitos como parte do seu organismo e produza uma resposta de defesa que destrói estas células.
É importante frisar que o vitiligo não é transmissível!
TRATAMENTO
O primeiro passo é uma conversa direta e franca com o paciente para entender seus medos e preconceitos com relação à doença. Deve-se também deixar claro que como trata-se de uma condição autoimune não falamos em cura e sim em controle do quadro.
Entre as opções de tratamento, vale destacar o uso de substâncias tópicas com imunomoduladores e corticosteróides, a fototerapia e o transplante de melanócitos.
Neste último caso, após um período de estabilização da doença, através do uso de micropunchs (mini bisturis circulares) são retirados pequenos fragmentos de pele saudável das áreas doadoras, nos quais os melanócitos estão presentes, e são transferidos para as regiões afetadas.